top of page
Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

Problemas de memória

Vários fatores podem afetar sua memória – um estilo de vida agitado, a idade, stress, doenças crônicas e alguns remédios. Mas você pode adotar certos cuidados diários para manter a mente afiada e a memória em dia.

Desafie sua mente

Desafiar sua mente de forma regular aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e o mantém saudável e ativo. Alguns bons exercícios mentais:

  1. Palavras cruzadas – use dicionário se precisar. Você exercita a mente e adquire conhecimentos.

  2. Jogos que estimulem sua mente, como aqueles de achar as diferenças entre duas figuras, sudoku, etc.

  3. Problemas e charadas

  4. Jogos de carta, como buraco, 21, etc

  5. Leituras diárias de jornais, revistas ou livros

  6. Trabalhos manuais

  7. Hobbies, como jardinagem e aeromodelismo

  8. Aprender um novo idioma

  9. Aprender a usar o computador

  10. Ir a museus, teatros ou outros eventos culturais

  11. Mudar sua rotina diária, como usar um novo itinerário para ir ao mercado ou escovar os dentes usando sua mão não dominante.

Muito do que você faz para manter seu corpo forte e saudável irá fazer o mesmo com sua mente. Por exemplo:

Adote uma dieta rica em anti-oxidantes e vitaminas.

Pesquisas mostraram que os nutrientes antioxidantes – vitaminas C e E e betacaroteno – estão associados a altos resultados em testes de memória. E acredita-se que as vitaminas B, especificamente a B6 e o folate, melhorem a função de memória. Boas fontes dessas vitaminas:

  1. Vitamina E: castanhas, óleos, sementes de girassol e germe de trigo

  2. Vitamina C e betacaroteno: laranjas e outras frutas e legumes de cor amarela, verde e vermelha

  3. Vitamina B6: bananas, legumes, aveia, germe de trigo e grãos integrais

  4. Folate: frutas, legumes, verduras e grãos

Prefira ingerir esses nutrientes na forma de alimentos e não de suplementos vitamínicos.

Exercite-se regularmente

Entre os diversos benefícios do exercício regular estão o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e a redução no risco de algumas doenças crônicas que podem interferir com a função da memória. Estudos mostram que mesmo exercícios moderados, como caminhar um quilômetro por dia, tem efeito benéfico.

Gerencie seu stress

Vai ser difícil lembrar-se de fatos importantes quando sua mente está dividida entre várias coisas. Ache tempo para relaxar – pratique meditação ou yoga, faça exercícios, leia um livro, caminhe, ouça música, trabalhe no jardim – qualquer coisa que o acalme. E faça disso uma rotina.

Gerencie as condições crônicas

Efeitos colaterais de pressão alta, diabetes e doenças cardíacas podem interferir com as atividades mentais. Converse com seu médico a respeito. Muitas das sugestões discutidas acima vão ajudar a gerenciar essas condições. Esforce-se para manter uma dieta saudável, exercite-se regularmente, controle o nível de estresse e siga as orientações de seu médico

As informações contidas neste site não substituem em hipótese alguma as orientações dadas pelo seu médico. Somente ele está apto a diagnosticar e tratar qualquer problema de saúde.

IMG_0465_edited_edited.jpg
Rosa Maria Paulino

Tudo começou assim: depois de anos investindo na carreira, eu parei de trabalhar. E aí, vieram todas as perguntas difíceis: Eu vou poder abrir mão de um salário? Como vou gastar todas as horas do dia? Será que vou ser feliz longe do mundo corporativo?

Eu não sabia, mas saí atrás das respostas. Fui ver como estavam as finanças. Relembrei  aptidões e habilidades. Resgatei o que me fazia feliz e decidi como gostaria de viver dali para a frente. E descobri que para ter um Futuro Sob Medida, eu teria que criá-lo.

 

Desde então, muita coisa aconteceu.​ 

 

Retomei o convívio com a família e fiz novos amigos. Adotei um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Organizei e passei a controlar minhas finanças. Investi em atividades culturais e de lazer. E achei que minha experiência poderia ajudar outras pessoas na mesma situação.

 

Vamos nessa?

Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

bottom of page