top of page
Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

Estratégias financeiras para você adotar agora

Pouca gente planeja com cuidado sua aposentadoria mas as estratégias abaixo podem ser o empurrãozinho que você precisava para pensar seriamente no assunto.

1. Deposite parte de seu salário diretamente em seu plano de previdência.

O jeito mais simples e efetivo para poupar para a aposentadoria é programar depósitos automáticos em seu plano de aposentadoria, assim que seu salário cair em sua conta corrente. Se você não tiver um plano de previdência, esse é um bom momento para começar um. Não sabe qual? O artigo PGBL ou VGBL vai ajudá-lo a escolher. Se já tiver um plano, considere a possibilidade de aumentar seu percentual de contribuição.

2. Tire proveito das vantagens fiscais.

Um dos maiores benefícios do PGBL é o diferimento do pagamento do IR para o momento do resgate. Além disso, tanto o PGBL quanto o VGBL oferecem a opção pelo regime tributário regressivo, no qual a alíquota de IR cai com o passar do tempo, chegando a 10% ao final de 10 anos.

3. Simplifique seus investimentos.

Poucas pessoas são realmente experts em finanças e conseguem administrar uma carteira de investimentos muito diversificada. Considere consolidar todas as suas contas em um único lugar para facilitar a escolha da melhor estratégia de investimentos. Se o tamanho de seu portfólio justificar, pode valer a pena pedir a um consultor financeiro para analisar sua carteira e recomendar os ajustes necessários.

4. Reduza seus custos de investimentos.

É difícil controlar o retorno de seus investimentos, mas você pode controlar os custos envolvidos em sua administração. Nos tempos de altas taxas de juros, o percentual cobrado para administração de suas aplicações não tinha um impacto tão grande na rentabilidade da carteira mas hoje isso é diferente. Com taxas de juros menores, qualquer 0.5% de redução nas taxas de administração representam um aumento considerável na rentabilidade de seus investimentos.

5. Redistribua seu portfólio.

Com tantas mudanças na economia impactanto a rentabilidade de seus investimentos, é bem provável que a distribuição de seus investimentos tenha sido alterada ao longo do ano. Este é um bom momento para analisar como está sua carteira e realocar seus investimentos para que estejam alinhados com seus objetivos financeiros, seu horizonte de investimento e sua tolerância a riscos.

Esta informação tem caráter educativo apenas. Procure a orientação de um consultor financeiro antes de tomar suas decisões de investimentos.

IMG_0465_edited_edited.jpg
Rosa Maria Paulino

Tudo começou assim: depois de anos investindo na carreira, eu parei de trabalhar. E aí, vieram todas as perguntas difíceis: Eu vou poder abrir mão de um salário? Como vou gastar todas as horas do dia? Será que vou ser feliz longe do mundo corporativo?

Eu não sabia, mas saí atrás das respostas. Fui ver como estavam as finanças. Relembrei  aptidões e habilidades. Resgatei o que me fazia feliz e decidi como gostaria de viver dali para a frente. E descobri que para ter um Futuro Sob Medida, eu teria que criá-lo.

 

Desde então, muita coisa aconteceu.​ 

 

Retomei o convívio com a família e fiz novos amigos. Adotei um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Organizei e passei a controlar minhas finanças. Investi em atividades culturais e de lazer. E achei que minha experiência poderia ajudar outras pessoas na mesma situação.

 

Vamos nessa?

Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

bottom of page