top of page
Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

Rosa Maria Paulino

Comece agora a planejar sua aposentadoria


Considere as seguintes questões sobre a aposentadoria:


· Ela vai chegar mais cedo do que você imagina – e há uma grande chance de que isso aconteça por decisão da empresa, e não sua.


· O benefício da Previdência Social não vai ser suficiente para manter o padrão de vida que você tinha quando trabalhava.


· As empresas começam a se abrir para profissionais experientes, mas não no ritmo necessário para absorver a quantidade de aposentados que gostaria de retornar ao mercado de trabalho.


· A sua expectativa de vida é muito maior do que a de seus pais ou seus avós. É até mesmo provável que seus anos de aposentadoria superem os anos dedicados ao trabalho.

· E, o melhor de tudo, é que não se trata apenas de viver mais tempo, mas de viver mais saudável, com melhor qualidade de vida.

Como você vê, há boas e más notícias. Você vai viver muito tempo saudável, mas será que o dinheiro vai ser suficiente? Bom, tudo depende de como você vai se preparar para isso. Alguns pontos sobre os quais você deve refletir:

Quando você pretende parar de trabalhar? Lembre-se de que quanto mais tempo você se mantiver na ativa, mais oportunidades terá para poupar. Além disso, suas economias irão se beneficiar dos juros compostos.


Que estilo de vida você pretende ter depois de aposentado? Quer se mudar para a praia? Viajar ao exterior uma vez por ano? Iniciar um negócio próprio? Continuar trabalhando em sua especialidade como autônomo? Seu estilo de vida vai determinar o nível de despesas nessa fase da vida.


Quais serão suas despesas depois de aposentado? Coloque em um papel todas as suas despesas mensais tais como aluguel ou prestação do imóvel, alimentação, água, eletricidade, telefones e assistência médica. É verdade que algumas despesas, como os gastos com filhos, deixarão de existir nessa fase da vida, mas espere aumento de gastos com saúde e remédios. Considere uma redução de no máximo 20% nas suas despesas mensais depois de aposentado.


Qual será sua receita depois de aposentado? Consultores financeiros estimam que o benefício da Previdência Social representa no máximo 20% da receita de um aposentado. Como você pretende complementar sua renda? Possui previdência privada? Tem aplicações financeiras? Aluguéis de imóveis?


Quanto você vai precisar poupar até se aposentar? A média de vida do brasileiro está hoje em 78 anos e continua subindo. Seja conservador e faça seus cálculos como se fosse viver até os 85 ou 90 anos.


Se a quantia necessária para você viver até lá for menor do que a receita aferida no período, você terá que cobrir essa diferença no tempo que falta para você se aposentar. Calcule quanto você deve poupar a cada mês para chegar a esse total. Não se esqueça de computar os rendimentos dessa aplicação ao longo do tempo. Várias instituições financeiras oferecem ferramentas online para você fazer esses cálculos com facilidade. Uma vez definida a quantia a ser poupada mensalmente, comece a poupar de imediato.


Os planos de previdência privada são uma forma efetiva de poupança mensal, além de poderem ser abatidos do imposto de renda e contarem com alíquotas decrescentes conforme o tempo de aplicação.


Se você já estiver próximo ao momento de se aposentar, sem tempo hábil para chegar ao patrimônio que estabeleceu como meta, terá que considerar uma ou mais destas opções: adiar a aposentadoria por alguns anos, baixar seu padrão de vida atual para reduzir as despesas e aumentar a poupança, assumir um estilo de vida mais simples no futuro ou buscar alguma atividade remunerada após a aposentadoria.


Você tem agora um plano para sua aposentadoria, que precisará ser revisto periodicamente. As circunstâncias mudam e com elas seus objetivos. Isso é normal, já que aposentar-se é um processo de longo prazo. Acompanhe de perto suas finanças e o crescimento de suas economias e adapte sua estratégia financeira conforme a necessidade.


Planejar sua aposentadoria pode parecer um desafio mas é mais fácil do que parece. Basta um pouco de disciplina para criar o futuro que você deseja e merece.

Esta informação tem caráter educativo apenas. Procure a orientação de um consultor financeiro antes de tomar suas decisões de investimentos.

Kommentarer


IMG_0465_edited_edited.jpg
Rosa Maria Paulino

Tudo começou assim: depois de anos investindo na carreira, eu parei de trabalhar. E aí, vieram todas as perguntas difíceis: Eu vou poder abrir mão de um salário? Como vou gastar todas as horas do dia? Será que vou ser feliz longe do mundo corporativo?

Eu não sabia, mas saí atrás das respostas. Fui ver como estavam as finanças. Relembrei  aptidões e habilidades. Resgatei o que me fazia feliz e decidi como gostaria de viver dali para a frente. E descobri que para ter um Futuro Sob Medida, eu teria que criá-lo.

 

Desde então, muita coisa aconteceu.​ 

 

Retomei o convívio com a família e fiz novos amigos. Adotei um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Organizei e passei a controlar minhas finanças. Investi em atividades culturais e de lazer. E achei que minha experiência poderia ajudar outras pessoas na mesma situação.

 

Vamos nessa?

Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

bottom of page