top of page
Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

Como dar nova perspectiva à sua vida profissional


Você tem hoje uma carreira de prestígio e bem remunerada mas gostaria que não faltassem tantos anos para se aposentar? Você obteve as promoções que desejava e chegou aos últimos níveis hierárquicos mas agora percebe que não está mais tão motivado com sua vida profissional como no passado? Você é uma daquelas pessoas que adoravam o que faziam até serem promovidas e trocarem a paixão pelo trabalho por um cargo e salário mais altos? O que aconteceu com a alegria e satisfação que sentia antes? Dá para recuperar tudo isso?

Você vai gostar de saber que sim, dá para ser como era antes. É possível recriar seu trabalho e transformá-lo em algo que o estimule a sair de casa para trabalhar todos os dias. Use as perguntas abaixo como um exercício de reflexão para encontrar uma nova perspectiva para sua vida profissional.

Por que você trabalha?

Saiba porque você trabalha - A resposta vai além do salário. Responda as perguntas abaixo e anote as respostas:


  • Por que eu trabalho?-

  • Qual é o propósito do meu trabalho?

  • O que eu preciso retirar do trabalho?

Essas perguntas dizem respeito às suas metas, a primeira das quais deve ser felicidade. Ser feliz é o resultado de participar de projetos que valham a pena e que emprestem  sentido à sua vida. Se você não consegue dizer por que trabalha, então você pode estar se sentindo insatisfeito com suas atividades diárias. Dá para mudar sua atitude com relação a seu trabalho ou mudar aspectos do próprio trabalho para torná-lo mais significativo e prazeroso?

O que você faz bem?

Conheça seus pontos fortes e use-os diariamente. Liste 5 de seus pontos fortes e pense em como você os coloca em prática no trabalho a cada dia. Por exemplo, se um de seus pontos fortes é Inteligência Social, avalie se as suas atividades propiciam convívio diário com outras pessoas ou se, ao contrário, exigem que você passe a maior parte de seu tempo trancado em sua sala, rodeado de papéis ou usando o computador. Se você tem facilidade para entender as necessidades e desejos das pessoas e perceber como estão se sentindo, você deveria estar trabalhando para resolver problemas e conflitos de funcionários, clientes ou parceiros de negócio. Que uso você está fazendo de suas habilidades?  

Leve essa lista para o escritório e deixe-a visível para que possa se lembrar continuamente não apenas dos seus pontos fortes mas também de como você pode colocá-los em prática a cada dia.

Qual a importância do trabalho para você?

Saiba o lugar que o trabalho vai ocupar pelo resto de sua vida. Como você encara o ato de ir para o trabalho diariamente: como um emprego, uma carreira ou uma missão? Não sabe a diferença? Aqui vai uma explicação simplificada:

Trabalho é o que você faz em troca de um salário com o qual pagar as contas, alimentar a família e ter alguma diversão. Se o salário diminuir ou deixar de existir, você simplesmente troca de emprego. Carreira é algo mais pessoal e que exige um pouco mais de investimento. Empregos melhores pagam mais. Quando é promovido, você recebe não apenas um salário maior mas também maior poder e prestígio. Carreiras costumam oferecer a oportunidade de utilizar seus pontos fortes em base regular, além de significado e gratificação pessoal. Ainda assim, quando as promoções e aumentos salariais se tornam escassos, a tendência é buscar significado para sua vida em outro lugar.

Missão é o sentimento de paixão, compromisso e realização que o trabalho te proporciona. O salário pode ser bom mas não é isso que o atrai. Você trabalha porque acredita que está fazendo uma contribuição. Mesmo que o salário fosse reduzido, você continuaria com as suas atividades. 

Agora você sabe porque trabalha, quais são seus pontos fortes e onde os utiliza diariamente. Sabe a diferença entre trabalho, carreira e missão. Está na hora de procurar formas de transformar seu trabalho em carreira ou sua carreira em missão, independente de sua faixa etária.


IMG_0465_edited_edited.jpg
Rosa Maria Paulino

Tudo começou assim: depois de anos investindo na carreira, eu parei de trabalhar. E aí, vieram todas as perguntas difíceis: Eu vou poder abrir mão de um salário? Como vou gastar todas as horas do dia? Será que vou ser feliz longe do mundo corporativo?

Eu não sabia, mas saí atrás das respostas. Fui ver como estavam as finanças. Relembrei  aptidões e habilidades. Resgatei o que me fazia feliz e decidi como gostaria de viver dali para a frente. E descobri que para ter um Futuro Sob Medida, eu teria que criá-lo.

 

Desde então, muita coisa aconteceu.​ 

 

Retomei o convívio com a família e fiz novos amigos. Adotei um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Organizei e passei a controlar minhas finanças. Investi em atividades culturais e de lazer. E achei que minha experiência poderia ajudar outras pessoas na mesma situação.

 

Vamos nessa?

Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

bottom of page