SUAS FINANÇAS

Finanças - uma conversa de filho para pai

Há algum tempo estamos às voltas com estratégias para reorganizar nossa situação financeira e recompor - pelo menos em parte - as perdas sofridas após a crise do ano passado. Tentamos nos tranqüilizar dizendo que com medidas apropriadas e paciência poderemos reverter em grande parte os prejuízos sofridos. Afinal, temos ainda algum tempo pela frente para isso. 

Mas e nossos pais? Como estão as finanças deles? 

Leia o artigo completo...

Sozinho na hora da aposentadoria

Pessoas próximas à aposentadoria têm muita coisa com que se preocupar. Precisam ter certeza de que pouparam o suficiente para cobrir suas despesas, incluindo os possíveis aumentos dos custos de saúde, e pensar em como distribuir seus bens quando se forem. E quem vive sozinho precisa enfrentar tudo isso sem o apoio de um parceiro.

Você talvez tenha chegado à aposentadoria sozinho por ter preferido não se casar, por ter passado por um divórcio ou por ter perdido seu cônjuge. 

Leia o artigo completo...

Seu salário acaba antes do final do mês?

Você sofre de dor de estômago, suores frios ou tremedeira toda vez que encontra sua conta corrente zerada quando ainda falta uma semana até o dia do pagamento?  Você está sofrendo da Síndrome do Hollerith, uma doença que pode afetar qualquer pessoa , independente do salário que tenha.

Leia o artigo completo...

Você precisa mesmo de previdência complementar?

Foi-se o tempo em que se aposentar significava parar de trabalhar e viver do benefício recebido da Previdência Social - o INSS. 


Com o aumento da expectativa de vida - e a deterioração da previdência social - o governo adotou uma série de medidas para tentar melhorar as contas da previdência. 

Leia o artigo completo...

Finalmente...o 13o. salário!

Está chegando um dos momentos mais esperados do ano: o pagamento do 13º. Salário.

 

Para uma grande parte dos brasileiros, esse dinheiro extra já é considerado parte do orçamento dos meses de novembro e dezembro. Mas cuidado para não cair em algumas armadilhas, como a de se esquecer que para quem recebeu a primeira parcela antecipada, o pagamento agora irá corresponder a apenas 60% do total. 

 

Leia o artigo completo...

7 Maneiras de colocar sua aposentadoria em risco

Guardar dinheiro para a aposentadoria não é fácil. Anos a fio trocando o prazer de comprar tudo o que tiver vontade pela gratificação de saber que terá dinheiro suficiente para viver seus anos de aposentadoria com conforto e tranqüilidade. Mas será mesmo?

Talvez você não saiba, mas existem muitas maneiras de colocar a perder todo esse esforço. Veja a seguir algumas das mais comuns: 

 

Leia o artigo completo...