SAÚDE & BEM ESTAR

Saudável em qualquer idade

Você pode melhorar com a idade - pode se tornar mais sábio, mais flexível, mais auto-confiante e mais equilibrado do que quando era mais jovem, mas raramente esse mesmo processo é percebido no aspecto físico. 

Até há pouco tempo se acreditava que o ganho de peso e o declínio físico eram decorrências naturais da idade. 

Leia o artigo completo...

Problemas de memória

Vários fatores podem afetar sua memória - um estilo de vida agitado, a idade, stress, doenças crônicas e alguns remédios. Mas você pode adotar certos cuidados diários para manter a mente afiada e a memória em dia.

Desafiar sua mente de forma regular aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e o mantém saudável e ativo. Alguns bons exercícios mentais:

 

Leia o artigo completo...

Marido e mulher devem se aposentar ao mesmo tempo?

Luis Carlos M. se aposentou o ano passado. Nos últimos 7 anos ele ocupou o cargo de Gerente de Vendas de uma empresa líder no segmento automotivo. “Eu estou fazendo coisas que nunca pude fazer por falta de tempo: lendo pilhas de livros e tendo aulas de saxofone” ele diz. Enquanto isso, sua esposa Anita, pediatra e 6 anos mais nova, continua sua rotina de trabalho.  

Leia o artigo completo...

É possível reduzir os riscos de contrair câncer?

É crença comum que o câncer é uma doença genética que não pode ser evitada. Entretanto, de acordo com a Sociedade Americana de Câncer, práticas saudáveis poderiam evitar cerca de metade das mortes por câncer. Veja a seguir alguns comportamentos que, de acordo com as últimas pesquisas, podem ajudar a prevenir o câncer ou pelo menos a diagnosticá-lo em seus estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.

Leia o artigo completo...

Carinho faz bem à saúde

Está cientificamente comprovada a importância das relações afetivas para a saúde física e mental das pessoas. 

 

Nosso estilo de vida moderno tem resultado em famílias desfeitas e no distanciamento de pessoas que até então faziam parte de nosso círculo familiar e social. 

 

Leia o artigo completo...

Depressão tem cura

Depressão é uma doença comum que atinge milhares de pessoas todos os anos. Caracteriza-se por um sentimento de tristeza e impotência que pode durar semanas, meses ou anos e afeta as atividades diárias, fazendo com que a pessoa perca o sono, o apetite e o interesse pela vida. 

A depressão pode causar uma vasta gama de sintomas, tanto físicos quantos emocionais e, entretanto, muitas pessoas sofrem com a doença por receio de discutir seus sintomas com o médico.

 

Leia o artigo completo...