SAÚDE & BEM ESTAR

Quando a aposentadoria não é o que você esperava

A aposentadoria está chegando e você está confiante de que juntou recursos financeiros para viver tranqüilo pelo resto da vida. Mas agora você começa a se perguntar o que vai fazer com todo o tempo livre que terá pela frente. Como se preparar para essa nova fase da vida?

 

A maioria das pessoas acredita que o planejamento da aposentadoria se limita ao aspecto financeiro. 

 

Leia o artigo completo...

Fique atento aos sinais da Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer não é uma conseqüência natural do envelhecimento, mas uma doença que ataca o cérebro de forma progressiva.

 

É a forma mais comum de demência, um termo genérico usado para a perda de memória e de outras habilidades intelectuais sérias o bastante para afetar as relações familiares e as atividades sociais. 

 

Leia o artigo completo...

Entenda o processo de envelhecimento

Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida.

 

Apesar de não haver um momento específico que defina uma pessoa como idosa, a idade de 65 anos tem sido tradicionalmente associada a essa fase da vida por sinalizar o momento em que,nas sociedades industrializadas, as pessoas geralmente deixam a força de trabalho. 

Leia o artigo completo...

Leve o diabetes a sério!

Para entender o diabetes, é preciso entender o papel da insulina no corpo humano.

 

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas para levar a glicose (açúcar) da corrente sanguínea para os músculos, células adiposas e células do fígado, onde vai se transformar em energia para o corpo.

 

Leia o artigo completo...

Ajuda para cuidar de um ente querido

Todos nós queremos manter nossa autonomia, mas a capacidade de viver de forma independente é muitas vezes reduzida à medida em que envelhecemos ou em decorrência de eventos inesperados como um derrame ou outra doença debilitante.

Muitos brasileiros dedicam uma grande parte de seu tempo cuidando de familiares ou amigos que necessitam de assistência.

 

Leia o artigo completo...

Derrame cerebral: saiba reconhecer os sintomas

Para uma vítima do derrame cerebral, a diferença entre a recuperação e a morte ou incapacitação é medida em horas. 

 

Para ser efetivo e evitar o dano cerebral, o tratamento deve ser iniciado até três horas após os sintomas aparecerem, mas o paciente muitas vezes não escuta o tic-tac do relógio e não age de imediato quando o derrame ocorre.

 

Leia o artigo completo...