Saudável em qualquer idade

Por Rosa Maria Paulino

Você pode melhorar com a idade - pode se tornar mais sábio, mais flexível, mais auto-confiante e mais equilibrado do que quando era mais jovem, mas raramente esse mesmo processo é percebido no aspecto físico. 

Até há pouco tempo se acreditava que o ganho de peso e o declínio físico eram decorrências naturais da idade. Atualmente se sabe que uma grande parte desse declínio está associado a maus hábitos alimentares e à falta de atividades físicas, que resultam em excesso de peso e à perda da massa muscular. 

Exercitar-se é preciso

Uma parcela importante do total de calorias que você consume diariamente é queimada pelos músculos, portanto quanto maior a massa muscular, maior o consumo calórico. Ao se exercitar regularmente, você mantém e pode até mesmo aumentar sua massa muscular, capacidade aeróbica e potencial de queima de gorduras. Isso irá manter seu peso sob controle, reduzir o risco de doenças e gerar disposição e bem estar independentemente da passagem dos anos.

Dicas para uma dieta saudável

  • Mantenha seu peso ao redor do nível ideal. Considere alterar seu padrão de alimentação, assegurando a ingestão equilibrada de todos os tipos de nutrientes. Faça refeições menores, mais frequentemente. Além de aumentar a queima calórica, esse hábito irá garantir um fornecimento constante de energia em todos os períodos do dia.

  • Reduza o consumo de gordura. Dietas ricas em gorduras aumentam o risco de doenças cardíacas e de vários tipos de câncer. Evite alimentos ricos em gorduras saturadas como frituras, carnes gordas, etc.

  • Aumente o consumo de fibras. Elas melhoram a digestão e podem ajudar a abaixar o nível de colesterol.

Beba mais água!

O mecanismo que sinaliza a sede se torna menos eficiente com o passar do tempo e nosso corpo já não manifesta tão intensamente a necessidade de ingerir líquidos. Manter-se hidratado se torna ainda mais importante para as pessoas que tomam medicamentos regularmente. Beba no mínimo 8 copos de líquido diariamente.

Nunca se compreendeu tanto a relação entre dieta alimentar e exercícios no processo de envelhecimento como agora. Tire proveito desse conhecimento e escolha a melhor maneira de se preparar para manter seu corpo saudável, flexível e vigoroso ao longo do tempo.

 As informações contidas neste site não substituem em hipótese alguma as orientações dadas pelo seu médico. Somente ele está apto a diagnosticar e tratar qualquer problema de saúde.

Gostou deste artigo?
Cadastre-se e receba um alerta sempre que um novo artigo for publicado.
Quer ler outros artigos sobre Saúde & Bem Estar?