Quando a aposentadoria não é o que você esperava

Por Rosa Maria Paulino

A aposentadoria está chegando e você está confiante de que juntou recursos financeiros para viver tranqüilo pelo resto da vida. Mas agora você começa a se perguntar o que vai fazer com todo o tempo livre que terá pela frente. Como se preparar para essa nova fase da vida?

 

A maioria das pessoas acredita que o planejamento da aposentadoria se limita ao aspecto financeiro. E passa anos planejando, executando e acompanhando seus investimentos, confiante de que está preparada para a vida pós-aposentadoria. Mas quem disse que dinheiro é tudo?

 

Tão ou mais importante do que assegurar recursos financeiros é se preparar para viver uma vida ativa e produtiva nos anos que virão. E esse processo deve começar muito antes do momento de parar de trabalhar porque a realidade da aposentadoria costuma ser muito diferente do que se imagina.

 

Muita gente acredita que, tendo juntado o suficiente para garantir uma aposentadoria tranquila, basta parar de trabalhar e começar a aproveitar a vida. Mas as pessoas subestimam o papel que o trabalho representa em suas vidas. Através do trabalho as pessoas estruturam seu tempo e desenvolvem o sentimento de fazer parte de um grupo e de compartilhar um objetivo em comum.

 

Não há nada de errado em querer aproveitar o tempo para descansar ou viajar, mas a novidade desse estilo de vida se desgasta rapidamente. Planeje descansar por um período - afinal, você merece se dar um tempo depois de anos de trabalho. Mas, depois disso, encontre formas de se sentir produtivo.

 

O sentimento de vazio e frustração que pode resultar da falta de propósito e ocupação durante a aposentadoria pode resultar em abuso de substâncias químicas ou tempo excessivo em frente à televisão, por exemplo. Algumas vezes, o aposentado desenvolve uma dependência em relação ao cônjuge ou desenvolve hábitos que tornam difícil a convivência do casal.

 

O trabalho depois de aposentado pode tomar várias formas. Você pode continuar trabalhando para a mesma empresa, em meio-período ou como consultor. Ou se oferecer como voluntário em projetos sociais da comunidade. Você pode ainda voltar a estudar ou usar seu conhecimento para ensinar.

 

Nossa vida é feita de rotinas e rituais e eles fazem parte de quem somos. Todo mundo precisa de estrutura em sua vida, mesmo quem não trabalha. Adote um horário para acordar e para as principais refeições. Mantenha ativos seus vínculos sociais. Continue a praticar esportes, ir ao cinema, ao shopping ou a jogos de futebol, como fazia antes. Não há motivo para abandonar o que lhe dava prazer, só porque deixou de trabalhar.

 

Se seu círculo de amizades girava em torno do escritório, está na hora de criar novos amigos. Junte-se a grupos que desenvolvam uma atividade de seu interesse. Inscreva-se em cursos - você vai aprender coisas novas ao mesmo tempo em que faz novos amigos. E aproveite para conviver com seus familiares.

 

Com tudo isso é bem provável que você descubra que a aposentadoria é muito mais interessante do que você imaginava.

Gostou deste artigo?
Cadastre-se e receba um alerta sempre que um novo artigo for publicado.
Quer ler outros artigos sobre Saúde & Bem Estar?