top of page
Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

Currículo pronto – e agora?


Você já sabe como fazer com que o conteúdo e estilo de seu currículo contribuam

para o sucesso de sua busca por uma colocação profissional. Agora nós vamos falar sobre como submeter seu currículo às empresas em que tiver interesse em trabalhar.


Submetendo seu currículo


Na maioria das vezes, basta publicar seu currículo na página de seleção da empresa na internet. Pode ser necessário cortar e colar para adaptar o formato e talvez seja preciso retirar toda a formatação do texto ao colar o conteúdo do CV em formulários online ou banco de dados.


Mais uma vez, revise o CV e a carta várias vezes antes de enviar e se puder, peça a alguém para reler seu material. Pequenos erros podem afetar drasticamente suas chances de sucesso.


Caso a empresa solicite o envio do currículo por email ou pelo correio, você deverá preparar um texto de apresentação para acompanhá-lo.


O texto de apresentação


O objetivo do texto de apresentação é demonstrar sua capacidade de se comunicar por escrito e não resumir seu histórico profissional. Isso significa que ele deve ser curto e objetivo, com no máximo meia página. Esforce-se para endereçar o email ou a carta a uma pessoa real – tente obter o nome completo e o título do cargo da pessoa responsável pelo processo de contratação. Se tiver sido recomendado ao empregador, mencione o nome da pessoa que o indicou, seja ele um funcionário atual ou alguém que o recrutador conheça.


O texto de apresentação deve, de modo firme mas objetivo, afirmar seu interesse na empresa e na posição. Ressalte dois ou três itens de sua experiência que possam chamar a atenção do recrutador e mostre entusiasmo pela oportunidade, ao mesmo tempo em que mantém um tom profissional. Demonstre confiança em sua capacidade e sua crença de ser o candidato ideal para a vaga, mas cuidado para não tornar a carta longa, presunçosa ou desesperada.


Você enviou seu currículo – e agora?


Depois de enviar seu CV, aguarde o retorno. Muitas empresas não confirmam imediatamente o recebimento dos currículos e algumas chegam a informar de antemão que somente as pessoas selecionadas serão contatadas. Isso ocorre principalmente com empresas que recebem regularmente uma quantidade enorme de currículos.


Caso a empresa não tenha declarado de forma expressa o desejo de não ser contatada, você pode pensar em voltar à carga depois de aproximadamente duas semanas sem notícias. Se tiver conseguido obter um nome de contato, envie um email reafirmando seu interesse na posição. Essa é uma forma de manter a visibilidade e demonstrar sua persistência e capacidade de follow-up, características certamente necessárias, qualquer que seja o trabalho ao qual está se candidatando.


É claro que para ser bem sucedido em um processo de seleção você precisa possuir um leque de competências que variam conforme o perfil do cargo e da empresa, mas ter um CV bem elaborado, um texto de apresentação bem escrito e uma comunicação eficaz são o primeiro passo para chegar lá.


IMG_0465_edited_edited.jpg
Rosa Maria Paulino

Tudo começou assim: depois de anos investindo na carreira, eu parei de trabalhar. E aí, vieram todas as perguntas difíceis: Eu vou poder abrir mão de um salário? Como vou gastar todas as horas do dia? Será que vou ser feliz longe do mundo corporativo?

Eu não sabia, mas saí atrás das respostas. Fui ver como estavam as finanças. Relembrei  aptidões e habilidades. Resgatei o que me fazia feliz e decidi como gostaria de viver dali para a frente. E descobri que para ter um Futuro Sob Medida, eu teria que criá-lo.

 

Desde então, muita coisa aconteceu.​ 

 

Retomei o convívio com a família e fiz novos amigos. Adotei um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Organizei e passei a controlar minhas finanças. Investi em atividades culturais e de lazer. E achei que minha experiência poderia ajudar outras pessoas na mesma situação.

 

Vamos nessa?

Assine nosso blog

Obrigado pelo envio!

bottom of page