Fazendo da internet uma aliada

Por Rosa Maria Paulino

Dominar a internet e as ferramentas virtuais é quase tão importante no mundo corporativo hoje em dia quanto a capacidade de liderança e a ética profissional. Com tantas tecnologias e recursos disponíveis, fica difícil saber o que é útil e o que é supérfluo. Algumas ferramentas desenhadas para melhorar sua produtividade ou imagem profissional podem acabar tendo o efeito contrário se mal utilizadas.

 

Para ajudá-lo a navegar entre tantas opções, criamos um pequeno guia sobre o que é realmente importante conhecer e saber usar.

 

Novas tecnologias

Você não precisa se transformar em profundo conhecedor do assunto, mas terá que se familiarizar com alguns conceitos básicos, como entender a diferença entre mensagem instantânea e mensagem de texto, saber o que é um podcast e quais blogs e newsfeeds são relevantes para a sua área.

 

Vamos começar pelos termos mais utilizados na área, como mensagem instantânea, mensagem de texto e redes sociais. Assim como ocorreu com os telefones e as máquinas de fax no passado, essas ferramentas modernas estão se tornando corriqueiras e as empresas esperam que seus funcionários saibam usá-las em suas atividades. Conhecê-las e ser capaz de utilizá-las sem dificuldades demonstra que o funcionário está atualizado, preparado para conviver no universo virtual e em condições de otimizar os recursos disponíveis a favor da competitividade da empresa.

 

Mensagem instantânea (Instant Messaging) é uma conversa em tempo real através de um software de IM em seu computador, como é o MSN, por exemplo.

 

Mensagem de texto (SMS/ Torpedo) é uma versão da mensagem instantânea, adaptada para uso em celulares e outros dispositivos móveis. Para otimizar a tela reduzida, os usuários abusam de abreviações. Onde aprender as mais usadas? Com os experts no assunto: seus filhos, sobrinhos ou netos.

 

Podcasts são arquivos de áudio com duração entre 30 segundos e 30 minutos ou mais, que podem ser baixados da internet. Você pode ouvi-los em seu computador ou dispositivos móveis como o iPod (daí o nome).

 

Blogs são diários publicados (ou postados) na internet, através dos quais as pessoas expressam sua opinião sobre um determinado assunto (de música a economia). Os blogueiros normalmente incluem links (atalhos) para outros blogs, páginas da internet (ou sites) e matérias de interesse para os leitores.

 

Redes sociais permitem que as pessoas mantenham contato com amigos, colegas de trabalho ou profissionais da mesma área de atuação. Algumas redes sociais são mais voltadas à manutenção de laços sociais ou de amizade - como é o caso do Orkut e do Facebook - enquanto outras têm um perfil mais voltado para o mercado de trabalho, oferecendo consultoria sobre assuntos profissionais ou ofertas de emprego, que é o que acontece no Linked-In.

 

Hyperlinks ou links são palavras sublinhadas ou em negrito em um texto. Elas incorporam um endereço de internet, de modo que ao clicar na palavra você é direcionado para o site.

 

RSS (really simple syndication) é usado para agregar manchetes e resumos de sites de notícias, blogs e outras formas de mídia virtual. Você pode se cadastrar para receber as últimas notícias de seus sites preferidos em um único lugar.

 

Twitter é uma rede social de microblogging que permite enviar e receber mensagens curtas, de até 140 caracteres. As atualizações de outras pessoas aparecem em sua página inicial, assim, você pode acompanhar tudo aquilo que lhe interessa.

 

Essas tecnologias e ferramentas são muito mais simples do que parecem e a melhor forma de conhecê-las é começar a usá-las. Abra uma conta no Orkut, crie um Twitter, ingresse no Linked-In. Se não tiver um iPod ou MP3, peça o de seu filho emprestado e baixe alguns podcasts para ouvir enquanto se exercita ou trabalha pela casa.

 

Hora de por a mão na massa

Agora que você conhece os principais termos relacionados ao mundo virtual, acesse a internet e procure alguns sites relacionados à sua área de atuação. Use o Google ou outro site de busca para fazer sua pesquisa. Cadastre-se para receber atualizações de alguns sites ou marque alguns blogs como favoritos e avalie quais são realmente úteis para você. Descadastre-se daqueles que não forem interessantes. Para evitar lixo eletrônico em sua caixa de entrada principal, crie um endereço de email alternativo e direcione essas mensagens exclusivamente para ele.

 

Faça sua lição de casa virtual

Se você for se reunir com um cliente ou um empregador em potencial, há grandes chances de que eles tenham pesquisado seu perfil com antecedência. Faça o mesmo, principalmente se você estiver em busca de emprego. O site de uma empresa é um bom começo, mas uma pesquisa no Google pode trazer notícias e blogs úteis (e fora do controle da empresa) com assuntos de seu interesse.

 

O Google tem uma ferramenta de Alerta que envia mensagens diárias, semanais ou em tempo real, informando que há notícias relacionadas a palavras escolhidas por você para serem pesquisadas. Se você estiver procurando emprego em uma empresa do setor bancário, por exemplo, você pode pedir que seja informado sempre que surgir uma notícia com o nome da empresa ou relacionada a esse setor.

 

Estabeleça uma presença forte no mundo virtual

Um site pessoal, blog ou uma página no Facebook podem ser um jeito eficaz de aprofundar as informações resumidas de um currículo ou perfil corporativo tradicional. Empresas de recrutamento utilizam a internet em busca de candidatos e valorizam aqueles cujo material online reflete uma imagem profissional, bom nível de habilidades e personalidade compatível ao perfil do cargo.

 

Crie seu network

Criar e manter uma rede de contatos continua sendo fundamental, mas agora isso se dá, na maioria das vezes, de forma virtual. Redes sociais como o Facebook e Linked-In são ferramentas valiosas para conhecer pessoas com experiências e interesses semelhantes ou encontrar um novo emprego. Elas diferem em nível de formalidade, formas de uso e foco, portanto vale a pena se familiarizar com várias redes e criar seu perfil naquelas que pareçam mais adequadas à sua situação.

 

Mantenha sua ficha limpa

As empresas estão preocupadas com a forma com que seus funcionários utilizam a tecnologia. Há casos conhecidos de demissões decorrentes do uso indevido de sites de relacionamento, blogs ou mensagens instantâneas. Recrutadores com freqüência descartam candidatos com base no material que encontram na internet sobre eles. Portanto, fique atento a fotos, notícias e comentários publicados em suas páginas e perfis e com o nível de acesso que você atribui a eles. 

 

Esses cuidados são necessários, mas não devem desestimulá-lo a entrar de cabeça no mundo virtual. Além de extremamente úteis em sua vida pessoal, essas novas tecnologias e ferramentas, quando bem utilizadas, podem ter um grande impacto sobre sua carreira, imagem profissional e produtividade no trabalho. Para isso é preciso conhecê-las, dominá-las e usá-las a seu favor, e agora você já sabe como fazer tudo isso.

Gostou deste artigo?
Cadastre-se e receba um alerta sempre que um novo artigo for publicado.
Quer ler outros artigos sobre Trabalho & Carreira?