SAÚDE & BEM ESTAR

Você cuida de alguém doente? Cuidado com o stress.

É fato sabido que a maioria das pessoas que cuidam de familiares doentes é composta por mulheres adultas, que em sua maior parte acumulam as responsabilidades com sua própria família. Em muitos casos, a tudo isso ainda vem se somar um trabalho em período parcial ou integral.

 

Tomar conta de uma pessoa da família pode ser uma responsabilidade extremamente pesada, mesmo que você esteja apta a realizá-la.

Leia o artigo completo...

Problemas de memória

Vários fatores podem afetar sua memória - um estilo de vida agitado, a idade, stress, doenças crônicas e alguns remédios. Mas você pode adotar certos cuidados diários para manter a mente afiada e a memória em dia.

Desafiar sua mente de forma regular aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e o mantém saudável e ativo. Alguns bons exercícios mentais:

 

Leia o artigo completo...

Marido e mulher devem se aposentar ao mesmo tempo?

Luis Carlos M. se aposentou o ano passado. Nos últimos 7 anos ele ocupou o cargo de Gerente de Vendas de uma empresa líder no segmento automotivo. “Eu estou fazendo coisas que nunca pude fazer por falta de tempo: lendo pilhas de livros e tendo aulas de saxofone” ele diz. Enquanto isso, sua esposa Anita, pediatra e 6 anos mais nova, continua sua rotina de trabalho.  

Leia o artigo completo...

É possível reduzir os riscos de contrair câncer?

É crença comum que o câncer é uma doença genética que não pode ser evitada. Entretanto, de acordo com a Sociedade Americana de Câncer, práticas saudáveis poderiam evitar cerca de metade das mortes por câncer. Veja a seguir alguns comportamentos que, de acordo com as últimas pesquisas, podem ajudar a prevenir o câncer ou pelo menos a diagnosticá-lo em seus estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.

Leia o artigo completo...

Carinho faz bem à saúde

Está cientificamente comprovada a importância das relações afetivas para a saúde física e mental das pessoas. 

 

Nosso estilo de vida moderno tem resultado em famílias desfeitas e no distanciamento de pessoas que até então faziam parte de nosso círculo familiar e social. 

 

Leia o artigo completo...

Depressão tem cura

Depressão é uma doença comum que atinge milhares de pessoas todos os anos. Caracteriza-se por um sentimento de tristeza e impotência que pode durar semanas, meses ou anos e afeta as atividades diárias, fazendo com que a pessoa perca o sono, o apetite e o interesse pela vida. 

A depressão pode causar uma vasta gama de sintomas, tanto físicos quantos emocionais e, entretanto, muitas pessoas sofrem com a doença por receio de discutir seus sintomas com o médico.

 

Leia o artigo completo...