5 Decisões financeiras para começar bem o ano

Por Rosa Maria Paulino

.

Pouca gente planeja com cuidado sua aposentadoria mas as estratégias abaixo podem ser o empurrãozinho que você precisava para pensar seriamente no assunto.

1. Deposite parte de seu salário diretamente em seu plano de previdência. 

O jeito mais simples e efetivo para poupar para a aposentadoria é programar depósitos automáticos em seu plano de aposentadoria, assim que seu salário cair em sua conta corrente. Se você não tiver um plano de previdência, esse é um bom momento para começar um. Não sabe qual? O artigo PGBL ou VGBL  vai ajudá-lo a escolher. Se já tiver um plano, considere a possibilidade de aumentar seu percentual de contribuição.

2.  Tire proveito das vantagens fiscais. 

Um dos maiores benefícios do PGBL é o diferimento do pagamento do IR para o momento do resgate. Além disso, tanto o PGBL quanto o VGBL oferecem a opção pelo regime tributário regressivo, no qual a alíquota de IR cai com o passar do tempo, chegando a 10% ao final de 10 anos.

3. Simplifique seus investimentos. 

Poucas pessoas são realmente experts em finanças e conseguem administrar uma carteira de investimentos muito diversificada. Considere consolidar todas as suas contas em um único lugar para facilitar a escolha da melhor estratégia de investimentos. Se o tamanho de seu portfólio justificar, pode valer a pena pedir a um consultor financeiro para analisar sua carteira e recomendar os ajustes necessários.

4. Reduza seus custos de investimentos. 

É difícil controlar o retorno de seus investimentos, mas você pode controlar os custos envolvidos em sua administração. Nos tempos de altas taxas de juros, o percentual cobrado para administração de suas aplicações não tinha um impacto tão grande na rentabilidade da carteira mas hoje isso é diferente. Com taxas de juros menores, qualquer 0.5% de redução nas taxas de administração representam um aumento considerável na rentabilidade de seus investimentos.

5. Redistribua seu portfólio. 

Com tantas mudanças na economia impactanto a rentabilidade de seus investimentos, é bem provável que a distribuição de seus investimentos tenha sido alterada ao longo do ano. Este é um bom momento para analisar como está sua carteira e realocar seus investimentos para que estejam alinhados com seus objetivos financeiros, seu horizonte de investimento e sua tolerância a riscos. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia o artigo Quais são seus objetivos de investimento.

Esta informação tem caráter educativo apenas e não deve ser considerada como recomendação de investimentos. Procure a orientação de um consultor financeiro antes de tomar suas decisões de investimentos.

Gostou deste artigo?
Cadastre-se e receba um alerta sempre que um novo artigo for publicado.
Quer ler outros artigos sobre Suas Finanças?